Casos recentes de crimes virtuais mostram que manter informações dentro de casa, em um único ambiente, pode não ser a melhor saída para guardar dados
Os profissionais mais tradicionais de TI dizem que uma empresa está mais segura quando cuida de seu data center dentro de casa. No entanto, ao lembrar das grandes violações de dados ao longo dos últimos dois anos, como Anthem, Sony Pictures, JPMorgan ou Target, todos mantinham seus data centers internos e não na nuvem.
De fato, se um serviço em nuvem tem controles adequados, pode ser mais seguro do que executar dados em seu data center. Amazon, Google, Salesforce e Box são especialistas no tema, afinal, uma falha pode ser devastadora para seus negócios.
David Cowan, que tem financiado empresas de segurança desde os anos 1990 para a Bessemer Venture Partners, disse para o portal TechCrunch que a maioria das empresas não pensa em segurança e a Sony Pictures não foi exceção. Segundo ele, a Sony Pictures tem uma empresa de tecnologia, mas seu core business são os filmes. Eles não pensam essencialmente sobre os dados e a segurança.
Cowan diz que isso não significa necessariamente que as companhias estão mais seguras na nuvem, mas acredita que os provedores de cloud são mais maduros. Assim, para ele Google e Amazon são provavelmente mais seguros do que os datas centers tradicionais dentro de casa. Ele diz, no entanto, que o problema é que existem diferentes níveis de maturidade em toda a gama de serviços de nuvem.
Se você pensar sobre o que aconteceu com a Sony Pictures, cibercriminosos entraram no sistema porque era um único sistema e por isso tiveram acesso a e-mails, filmes etc. Mas se os dados estivessem distribuídos por vários serviços em nuvem, mesmo a violação de um serviço teria significado acessar apenas informações de um serviço.
Espalhar dados em vários lugares não compromete todo o armazenamento. É claro que nenhuma abordagem vai blindar totalmente cibercriminosos, especialmente porque há pessoas envolvidas. Phishing ou ataques de força bruta podem permitir que crackers mirem contas individuais, como aconteceu com a atriz Jennifer Lawrence, que teve fotos íntimas expostas na rede.
Os casos mostram que data centers privados são vulneráveis também, e ter seus dados no local não garante segurança. No momento, a nuvem pode oferecer a melhor esperança para empresas no momento, acreditam especialistas.
Fonte: ITForum365
Sobre o Autor