Brasil: só 8% das empresas assumem usar cloud

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Brasil: só 8% das empresas assumem usar cloud

Apesar do crescente do uso de redes sociais e mensagens instantâneas (SMS, e-mail, WhtasApp etc.) no ambiente corporativo no Brasil, a maioria das empresas ainda prefere o telefone para estabelecer comunicação com clientes e fornecedores. Para 80% delas, as ligações telefônicas são consideradas o canal de comunicação prioritário. Entre essas corporações, 68% informaram que usam voz como principal meio de comunicação com clientes, enquanto 77% priorizam o canal via voz no relacionamento com fornecedores.

O levantamento, contratado pela Embratel e feito pelo portal Teleco com 400 empresas brasileiras em cinco capitais do país, mostra ainda que há muito por crescer em computação em nuvem. Os serviços de cloud estão presentes em apenas 8% das empresas. O uso deles é direcionado, principalmente, para aplicações de segurança, armazenamento e backup. Questionados para o uso da nuvem mais efetivo, a maioria das empresas não considera o e-mail como um serviço em Cloud, o que elevaria esse percentual. Porém, a análise geral dos serviços na Nuvem demonstra tendência de aumento nos próximos anos.

Com relação à comunicação, 13% das empresas afirmam integrar diferentes canais como voz fixa, voz móvel, mensagens, conferência na web e videoconferência. A preferência do ambiente corporativo é comprovada com o aumento da base de clientes de telefonia, fixa e móvel, e uma crescente pluralidade de planos.

Na categoria ferramenta de colaboração, o e-mail surge como primeira opção em 84% das corporações. Mas o SMS ainda tem seu espaço. Mesmo pressionado pelos serviços de OTTs (provedores Over The Top, que usam a rede internet) como WhatsApp, o SMS surge como segundo colocado nas empresas, é o mais utilizado em 45% delas.

A mobilidade também é uma tendência. Há um aumento do uso de dispositivos móveis –como tabletes e celulares–, forçando as empresas a aderir ao movimento BYOD (Bring Your Own Device). Em 58% das empresas, os funcionários podem levar para o ambiente de trabalho seus equipamentos pessoais.

Os dados fazem parte da pesquisa “A Conectividade das Empresas Brasileiras”, que analisou estruturas de TI e Telecom de 400 empresas, de diferentes portes, em cinco capitais brasileiras. O estudo, que analisou o nível de conectividade e o uso de tecnologia pelas empresas brasileiras, foi desenvolvido pela Embratel em parceria com a Teleco. Marcello Miguel, diretor executivo da Embratel, diz que a pesquisa avaliou a adoção de dispositivos de transmissão de Dados, Internet, Voz e Mobilidade pelas companhias brasileiras, bem como suas estruturas de TI e de Telecom.

No quesito infraestrutura houve um aumento da modernização. A conexão fixa está presente em 94% das empresas, e 85% dos pesquisados possuem conexão Banda Larga. A velocidade média contratada por essas empresas tende a crescer com a ampliação das ofertas e redução dos custos.

Serviços de segurança estão presentes em 45% das empresas pesquisadas, e a maioria manifestou interesse em conhecer novos serviços de proteção. Na área de Data Center, 64% das empresas consultadas ainda utilizam servidores internos. Pequenas e médias empresas não possuem políticas de proteção de dados, e 23% dos entrevistados armazenam informações nos computadores dos próprios funcionários.

“Apesquisa foi realizada com profissionais responsáveis pelas áreas de TI e Telecom (TIC) de empresas de diversos portes, localizadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Recife. A escolha dessas localidades foi feita com base em uma metodologia especial para refletir, com margem mínima de erro, a opinião nacional das empresas sobre o uso de sistemas”, diz Eduardo Tude, presidente da Teleco.

O levantamento analisou as seguintes categorias: Canal de comunicação mais utilizado; Comunicação por Voz; Comunicação por Mensagens; Dispositivos para conexão de dados; Infraestrutura para conexão de dados; Cloud e Armazenamento de Informações, e Redes Sociais e Internet.

Fonte: Convergência Digital

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