Software continua a Liderar o Investimento em TI

poradmin_rs

Software continua a Liderar o Investimento em TI

Gastos em TI devem crescer 2,4% em 2017, projeta o Gartner. E o grande motor do crescimento será a Transformação Digital das organizações

As empresas estão atualizando suas plataformas de software para usarem Cloud Computing e combinar novos sistemas para suportar projetos de negócios digitais. O resultado é o acréscimo de investimento em TI em todo o mundo.

O Gartner prevê que os gastos aumentem perto de 2,4% em 2017, atingindo 3,5 biliões de dólares, face ao crescimento anêmico de 0,3% no ano passado. O grande motor do crescimento é de fato de que os investimentos em software empresarial deverá aumentar 7,6% este ano, atingindo 351 mil milhões de dólares, de acordo com a consultoria.

“Estamos chegando aos sistemas de ERP ‘pós-modernos’, com substituição e envolvimento de sistemas existentes para a nuvem. Além disso, o investimento em CRM está crescendo imensamente porque é fácil de oferecer na nuvem”, assinala John David Lovelock, vice-presidente de pesquisa da Gartner. A despesa com CRM em alguns países deverá aumentar 35% em 2017, prevê Lovelock. No geral, espera-se que as empresas gastem 30 mil milhões em sistemas de ERP, em média, e 39 mil milhões nos de CRM.

As previsões do Gartner para 2017 variaram nos últimos trimestres, mas a maioria dos ajustes às suas previsões deveu-se a flutuações no valor do dólar. (Em termos de valor constante de moeda, a consultoria prevê um crescimento de gastos de TI na ordem dos 3,3%).

Mas as flutuações não estão alterando as tendências fundamentais nos gastos de TI: à medida que os usuários se apegam aos seus smartphones por dois, três ou até quatro anos, em vez de atualizá-los todos os anos, o grande motor de crescimento dos investimentos em TI será a Transformação Digital das organizações.

As tendências do negócio “transformado” inclui a utilização de infraestrutura de IoT nas estruturas de fabricação e de blockchain em serviços financeiros e outras indústrias, assim como “máquinas inteligentes” no vaerjo, diz Lovelock.

Mas a tecnologia para impulsionar a Transformação Digital ainda não foi “comoditizada”, observa Lovelock. “Já se conseguem obter fragmentos, mas muito ainda está por ser ‘escrito’”, considera.

Negócio dos serviços cresce 3,1%
As empresas estão despendendo mais dinheiro em sistemas modernos de inteligência para negócio capazes de complementar a aprendizagem automática e, consequentemente, a receita de fornecedores desses sistemas na ordem dos 35% em 2017, diz Lovelock.

Para construir novos sistemas baseados em aprendizagem automática, IoT e máquinas inteligentes, as empresas também recorrem à ajuda de grandes fornecedores de serviços, alimentando o crescimento dos serviços de TI 3,1% durante o corrente ano, prevê a Gartner.

Espera-se que os gastos com o sistema de data centers cresçam 0,3 % à medida que as implantações de equipamento de armazenamento diminuem. São apenas parcialmente equilibradas pelos gastos em tecnologia de servidores para a Cloud Computing.

Fonte: CIO

Sobre o Autor

admin_rs administrator