Pesquisador demonstra chip 43% mais eficiente para aplicações de IoT

poradmin_rs

Pesquisador demonstra chip 43% mais eficiente para aplicações de IoT

Professor do MIT estuda design que permite ao componente economizar energia quando em estado de repouso

Um pesquisador do MIT demonstrou um design para um novo chip de rádio que pode melhorar a eficiência energética em aplicações de internet das coisas. O professor de engenharia elétrica, Anantha Chandrakasan, apresentou o componente em um evento realizado em San Francisco (EUA) na última seman.

Seu artigo, intitulado “A +10dBm 2.4GHz Transmitter with sub-400pW Leakage and 43.7% System Efficiency”, indica o potencial de economia e redução de perdas do modelo. A pesquisa está sendo financiada pela Shell e pela Texas Instruments.

Em um ambiente de IoT, onde inúmeros dispositivos usam conexão sem fio através de sensores e processadores, uma das preocupações dos arquitetos é fazer com que os endpoints sejam potentes o suficiente sem que consumam energia demais.

Isso vale tanto para entregas de automação residencial quanto para aplicações corporativas, onde se espera que o conceito ganhe tração.

“Há um desafio-chave no desenho desses circuitos para consumo extremamente baixo quando em repouso, pois muitos desses aparelhos ficam ‘inativos’ esperando por um evento que demande que se comuniquem quando surja tal necessidade”, comentou Chandrakasan, em comunicado. “Quando ativados, esses aparelhos precisam ser o mais eficiente possível; e quando desligados, não podem perder energia”, adiciona.

Fonte: Computer World

Sobre o Autor

admin_rs administrator