Mercado digital desperta profissões

poradmin_rs

Mercado digital desperta profissões

Não é à toa que o mercado digital brasileiro cresce a passos largos. Vinte anos atrás, com o início da internet comercial no País, éramos cerca de 120 mil usuários. Hoje, o número de internautas no Brasil com mais de dez anos de idade chega a 85,9 milhões, segundo a pesquisa TIC Domicílios, divulgada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br).

Tanto as empresas quanto os consumidores amadureceram e apostaram no universo online, pois é um caminho sem volta e um mundo novo de oportunidades. Atenta a esse cenário, a Associação Paulista de Agentes Digitais (ABRADi-SP), que representa os interesses de Agências e Agentes Digitais do Estado de São Paulo, vem trabalhando pelo desenvolvimento, normatização, consolidação, aculturamento e profissionalização do mercado corporativo de comunicação digital.

Na visão de Bernardo Castello Branco, presidente da ABRADi-SP, o universo digital trouxe muitas oportunidades de negócio, o que demanda maior suporte aos profissionais desse segmento, mas ainda apresenta desafios de maturidade. “É um mercado crescente que possui gargalos naturais dos negócios ligados à tecnologia. Justamente por ser desafiador e fascinante é que continua atraindo muita gente. O Brasil é um dos líderes em vários setores dos negócios online e acredito que o caminho para o crescimento é investir sempre em pesquisa e educação”, aponta.

São muitos os profissionais que estão por trás do bilionário mercado digital. Desde os agentes de criação e de e-commerce aos desenvolvedores de aplicativos. Para o presidente, esse cenário tem impacto profundo na vida do CIO, principalmente pela oportunidade de mesclar as habilidades profissionais com novas ferramentas digitais.

“O CIO está completamente envolvido no universo online. No seu dia a dia, ele usa aplicativos mobile que facilitam sua comunicação e organização de tarefas. Os serviços na nuvem permitem o compartilhamento de um número cada vez maior de dados, atualizados quase instantaneamente. E grande parte da análise dos negócios é feita online, ou seja, seu envolvimento é cada vez maior e isso é irreversível”, acrescenta.

Para ele, é cada vez mais comum o uso da tecnologia no desenvolvimento de novas lideranças e de diferentes negócios nas áreas digitais. Entretanto, para essas ações traçarem caminhos de sucesso, é preciso planejamento. “Tenho recebido muitos clientes de startups voltados a negócios nas áreas digitais. Infelizmente a maioria dos projetos não resiste a dois anos. Em boa parte, por falta de recursos financeiros e investidores. Por isso é importante planejar. Não basta ter uma boa ideia, mas é necessário ter um objetivo bem definido e traçar um plano para alcançá-lo”, conclui.

Fonte: Decision Report

Sobre o Autor

admin_rs administrator