Marketing na era digital

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Marketing na era digital

As profundas transformações tecnológicas impuseram novos desafios aos responsáveis de marketing. Importa perceber qual o caminho que se deve seguir neste campo.

O marketing mudou! Mudou nos últimos 20 anos, nos últimos 10, mas, acima de tudo, mudou nos últimos cinco anos talvez mais do que em toda a sua existência, fruto das profundas alterações tecnológicas que se vão impondo dentro das organizações.

Esta é uma área que tem, obrigatoriamente, de se adaptar, de evoluir e de abraçar novas formas de comunicar e de fazer chegar a sua mensagem ao público-alvo.

Hoje em dia torna-se praticamente impossível não apontar o impacto que a transformação digital acabou por ter no mundo do marketing. Não estamos a falar de um conceito para o futuro, mas antes de algo ao qual as empresas actuais devem dar o máximo de atenção para se manterem competitivas e de boa saúde no mercado.

Grosso modo, a transformação digital poderá ser entendida como um processo em que as organizações recorrem às TIC para melhorar o seu desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados superiores. Em meio a todo este processo, a tecnologia assume aqui um papel principal numa mudança que é, cada vez mais, estrutural dentro das empresas.

Na área do marketing, especificamente, são vários os desafios que se apresentam e as tendências a seguir. Deixamos três ideias.

Marketing de conteúdo

Trata-se de uma forma de envolver a marca com o seu público-alvo e fazer crescer a rede de clientes e/ou potenciais clientes por via da criação de conteúdos que sejam, efectivamente, relevantes para quem a eles acede.
Não se trata apenas de colocar um “post” numa rede social ou de escrever um texto num blogue. O marketing de conteúdo prevê a conjugação de diferentes plataformas como as acima mencionadas, associadas a outras como as “newsletters”, os vídeos, os eBooks, os infográficos, entre várias possibilidades.
Dizem os especialistas que passar ao lado do marketing de conteúdo é o caminho mais rápido para uma empresa se tornar totalmente invisível no mercado em que actua.

Investir em várias iniciativas digitais e novas capacidades

Além do marketing de conteúdo, há outras iniciativas digitais associadas à transformação digital que importa ter em conta e explorar. O segredo passa exactamente por saber equilibrar aquilo que se pretende fazer com o que acabará por ser mais relevante para o negócio de cada empresa e, a partir daí, desenvolver novas e importantes capacidades de comunicação.

Por outro lado, torna-se indispensável ajudar todos os elementos da organização no desenvolvimento de iniciativas que possam, de alguma forma, vir a ser importantes na relação com o cliente.

Compreender o cliente e a sua jornada

Hoje em dia já não basta disponibilizar aplicações móveis bonitas e comunicar através delas com os seus clientes. A verdade é que, mais do que esperarem esta possibilidade de interacção com as marcas, os clientes querem que estas mesmas marcas os reconheçam em todos os “touchpoints” e os tratem de forma personalizada.

Conhecer o cliente é, assim, indispensável para uma estratégia de marketing bem-sucedia em plena era digital. Nesse sentido, importa saber trabalhar conceitos como o “big data” com eficácia e tirando partido de tudo o que são ferramentas de analítica que se apresentam, aliás, como a espinha dorsal de uma estratégia de marketing bem-sucedida.

Não falamos aqui apenas na capacidade de analisar e cruzar dados, mas também de identificar tendências e responder a perguntas que ainda não foram formuladas. Trata-se, em última análise, de marketing preditivo, outra tendência segura em tempos de transformação digital.

Fonte: Negócios

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