Everything as a Service será cada vez mais essencial em TI

poradmin_rs

Everything as a Service será cada vez mais essencial em TI

CIOs pretendem empenhar até 56% do orçamento em infraestrutura e operações

Infraestrutura e data center são, pela primeira vez, as prioridades dos CIOs brasileiros e do resto da América Latina em 2015, segundo estudo do Gartner. De acordo com a consultoria, dos US$ 116 bilhões de investimentos em TI previstos para o país em 2015, US$ 65 bilhões (56%) serão destinados à área de Infraestrutura e Operações.

Em todo o mundo, infraestrutura e data center estão em segundo lugar, atrás apenas de BI/Analytics. Esse investimento intenso deve ser revertido em tecnologias de ponta como big data, cloud computing e virtualização. Todas estas têm forte ligação com o conceito de Everything as a Service (XaaS, ou EaaS).

O XaaS pode ser descrito como o acesso a serviços de forma flexível pela internet, em vez desse uso ser limitado por um lugar físico. Sua execução depende de uma plataforma em nuvem sólida e integrada e de conexão estável à rede.

Pesquisa feita em 2014 nos EUA com 1.358 empresas mostra que 49% dos negócios usam serviços de nuvem, de alguma forma, para gerar renda ou desenvolver produtos. O departamento de vendas e marketing é o que mais costuma adotar tecnologia XaaS (52%), seguido de atendimento ao consumidor e business analytics (ambos com 44%), conforme o estudo, parceria da Northbridge com a Gigaom Research.

O conceito surgiu como uma combinação da oferta de vários “as a Service”. No caso da infraestrutura como serviço (IaaS), o usuário não é dono do equipamento que usa. Na plataforma (PaaS), o cliente tem acesso a um ambiente para criar e controlar aplicações. Já com o software (SaaS), o consumidor não lida com licenças de uso, e sim paga por serviços específicos. Levantamento da DZone feito em 2014 com 600 profissionais de TI nos EUA indicou que 58% eram adeptos de soluções PaaS e 52%, de IaaS.

Entre outros derivados, há rede (NaaS), armazenagem (também SaaS) e até recuperação de desastres corporativos (DRaaS).

Os principais benefícios do XaaS são: a infraestrutura compartilhada e, portanto, mais eficiente; mais facilidade de monitoramento das informações; e serviços disponíveis on demand e precificados com base no uso.

Já entre os desafios de sua adoção estão incluídas preocupações quanto à segurança dos dados corporativos e o investimento inicial em capacitação profissional.

Fonte: IT Forum 365

Sobre o Autor

admin_rs administrator