Europa teme uso de Big Data em práticas anticompetitivas

poradmin_rs

Europa teme uso de Big Data em práticas anticompetitivas

A comissária europeia para competição, Margrethe Vestager, defendeu nesta sexta, 9/9, durante seminário em Copenhague, que os órgãos antitruste acompanhem de perto o uso de dados pelas empresas, notadamente quando eles podem ser utilizados como arma para prejudicar competidores.

“É verdade que não devemos suspeitar de todas as empresas que detenham um valioso conjunto de dados. Mas precisamos olhar de perto para controle de dados únicos pelas empresas, dados que ninguém mais consegue obter, e se elas podem usá-los para fechar o mercado a rivais”, afirmou.

Segundo a imprensa europeia, Vestager – que tem processos em andamento sobre práticas de grandes empresas como Apple e Google – defendeu abordagens regulatórias mais fortes sobre o uso do Big Data durante participação em seminário promovido pela Copenhagen Business School nesta sexta.

“O problema para a competição não é somente porque uma empresa detém muitos dados. O problema aparece se os dados são realmente únicos e não podem ser duplicados por mais ninguém”, insistiu a comissária.

Ela também voltou a defender a decisão da Comissão Europeia de exigir que a Irlanda cobre o equivalente a R$ 46 bilhões em impostos atrasados da Apple. “Foi uma decisão baseada em fatos em um trabalho que busca remover as distorções criadas pela vantagem que uma empresa tem por pagar muito menos impostos”.

Fonte: Convergência Digital

Sobre o Autor

admin_rs administrator