Novamente revisado pelo Gartner no dia 30/06, a consultoria informa que a proporção de investimentos em TI, no ano de 2015, deverá cair cerca de 5,5% em todo o mundo quando comparados a 2014, podendo chegar a 3,5 trilhões de dólares em gastos.
Segundo John-David Lovelock, vice-presidente do Gartner, o percentual não demonstra baixa na movimentação de compra para as empresas que utilizam TI, mas sim, nos preços de produtos e serviços que o mercado oferece, sendo prevista uma atividade mais forte para 2015 quando relacionado a períodos anteriores, afirma consultor.
Por este motivo, as empresas acabam sendo as maiores beneficiadas já que irão pagar preços menores para serviços e telecomunicações, por outro lado, as companhias poderão pagar preços mais altos para a compra de equipamentos de hardware.
O executivo destaca que a baixa nos preços de telecom, serviços e o avanço na adoção de cloud computing, podem disfarçar a elevação na movimentação de compra de TI. Além do mais, a cotação em alta do dólar acaba impactando de forma significativa nos preços de hardware, provocando automaticamente resultados negativos nos gastos.
Gartner informa que fabricantes de PCs na Europa, Japão e América do Sul, onde a moeda local desvalorizou em relação à moeda Norte-Americana, não tem outra opção a não ser aumentar os preços para manter as margens de lucro, porém consequentemente, as empresas acabam optando por preços mais em conta, ou muitas vezes, adiam o processo de compra dos equipamentos.
O aumento geral na seção de smartphones continuará com os mesmos níveis do último ano. No setor corporativo, a consultoria revela uma tendência na compra de celulares intermediários com sistema operacional Android.
A tendência indica que equipamentos de data centers podem sofrer adiantamento nas atualizações, medida essa tomada pelas empresas para driblar o aumento nos preços de storages, switches e servidores.
Fonte: Computer World
Sobre o Autor