Nas organizações em que a decisão de adotar uma solução de nuvem gerenciada já está madura, o passo seguinte é o de identificar o provedor mais adequado. A recomendação dos especialistas em cloud computing é escolher os que apresentam melhor visão estratégica, além de estarem aptos a fornecer uma infraestrutura em nuvem corporativa flexível e segura.
O provedor precisa ser habilidoso o suficiente para manipular o sistema operacional escolhido pelo cliente (UNIX, Windows, Linux etc.). Além de ter experiência para programar análise e automação de forma adequada para fazer a migração em massa de cargas de trabalho mais simples, enquanto oferece serviços com alta interação para a migração dos aplicativos mais complexos.
Outro ponto de atenção são os modelos de implementação. O provedor de tecnologia precisa oferecer uma variedade de modelos em nuvem, incluindo privado (dedicado), compartilhado (com diversos ambientes) ou híbrido, mesclando a TI tradicional com infraestruturas em nuvem privada e pública. Também se destacam os provedores que apresentam opções de níveis de serviços em camadas.
Assim, o tempo de recuperação, consequentemente o custo dos serviços, pode ser selecionado com base na tolerância para o período de inatividade de um conjunto específico de aplicativos ou dados. Antes de optar pelo provedor, vale lembrar que, após a execução do ambiente de nuvem, será necessária uma consultoria posterior. Portanto, será interessante que o provedor possa oferecer serviços de gerenciamento.
Fonte: Convergência Digital
Sobre o Autor