Cloud e IoT devem liderar transformação digital em 2020, apontam executivos

poradmin_rs

Cloud e IoT devem liderar transformação digital em 2020, apontam executivos

A cloud computing será uma das principais responsáveis pelo crescimento dos negócios neste ano, seguida pela IoT, na visão dos executivos entrevistados pelo estudo “Tendências para Transformar Sua Empresa em 2020”, realizado pela CI&T, empresa especializada em transformação digital, em parceria com a Opinion Box.

Para o relatório, 500 executivos brasileiros foram entrevistados, os quais avaliaram as tecnologias e o seu impacto nas empresas. Além da cloud computing e IoT, a inteligência artificial e os assistentes virtuais apareceram como inovações indispensáveis para o impulsionamento dos negócios – com 47,5% e 41,1% de menções, respectivamente.

Ainda segundo o levantamento, a previsão é de que a computação em nuvem e a inteligência artificial sejam as tecnologias que receberão mais investimentos ao longo de 2020. Outra solução apontada como prioridade foi a automação de processos, com sete em cada 10 executivos confirmando seu interesse na tecnologia.

Pensando nas transformações digitais, 56,2% dos entrevistados afirmaram que investirão no desenvolvimento digital de suas organizações nos próximos cinco anos.

Cesar Gon, CEO e cofundador da CI&T, afirma que o objetivo da pesquisa foi compreender como as empresas entendem a tecnologia e a sua contribuição para os negócios e seus consumidores. “É preciso garantir que a transformação digital não seja sobre uma atualização tecnológica, mas sobre a real compreensão do que precisa ser feito para atender seu consumidor da forma mais surpreendente possível”, explica.

Segurança e experiência do cliente

Com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), prevista para agosto de 2020, as questões de segurança também apareceram como pontos cruciais para o empresariado brasileiro. Conforme dados do relatório, 75,8% dos executivos acreditam que a legislação terá impacto nos negócios.

De fato, os dados têm se tornado indispensáveis para a inovação e para a melhoria da experiência do cliente. Sobre o assunto, as empresas vêm investindo na otimização de ofertas, personalização e flexibilidade para lidar com a concorrência e encontrar caminhos mais estratégicos para atrair o consumidor.

“Esse universo de informações estará circulando e se tornando disponível para potencializar ofertas, descobrir oportunidades e inovar. São dados para encantar o consumidor, desenvolver novos produtos, evitar riscos, melhorar a execução das operações e gerar grandes impactos para os negócios”, conclui Erlon Faria Rachi, Data Science Manager da CI&T.

Fonte: CIO

Sobre o Autor

admin_rs administrator