Aqui estão sete segredos que os líderes de TI usam para fazer com que o trabalho de seus funcionários remotos sejam bem-sucedidos
Para ter sucesso em um mundo em que a TI está cada vez mais carente de talentos, mais empresas estão contando com forças de trabalho remotas. Essas organizações criam equipes de TI que oferecem as melhores habilidades, independentemente da localização física de cada profissional. Embora os times alocados possam ter vantagens sobre as equipes em home office em alguns aspectos, há um consenso crescente de que profissionais trabalhando de outros locais podem trazer benefícios.
O grande desafio enfrentado por qualquer equipe remota é conseguir que as pessoas trabalhem juntas como uma unidade. “As equipes remotas não podem ser tratadas como equipes alocadas, onde status, metas, riscos e problemas são discutidos em reuniões de equipe, no almoço e no bebedouro”, explica Joe Wilson, proprietário da Volare Systems. “Você deve ser disciplinado com a comunicação ao gerenciar equipes 100% remotas, porque não há encontros casuais como se você estivesse no corredor do escritório”, acrescenta.
Liderar um time de TI atuando em home office a longo prazo requer dedicação e habilidades especiais, incluindo a capacidade de organizar, motivar e inspirar os profissionais a trabalhar de forma criativa e competente. Aqui estão sete segredos que os líderes de TI usam para fazer com que o trabalho de seus funcionários remotos sejam bem-sucedidos.
1. Exercer liderança
A liderança é essencial, seja em ambientes de trabalho tradicionais ou remotamente.
“Os líderes inteligentes identificarão proativamente os possíveis conflitos de objetivos e garantirão que os objetivos da equipe como um todo sejam claros e alinhados com outras responsabilidades que os membros possam ter”, sugere Anita Williams Woolley, professora associada de comportamento organizacional e teoria na Universidade Carnegie Mellon.
A principal prioridade de um líder é estabelecer objetivos de projeto claros e alinhados. “As equipes de TI remotas falham porque não há uma direção clara da liderança ou, se houver uma direção clara, ela não leva em consideração a perspectiva dos funcionários em ambientes remotos”, acrescenta Helen Dayen, coach executiva e CEO do The Dayen Group, empresa de treinamento e desenvolvimento de carreira.
Na falta de uma liderança forte e de metas bem definidas, os trabalhadores remotos podem começar a se sentir isolados. “Eles reduzem sua comunicação e se tornam menos colaborativos”, explica Dayen. Com o tempo, a equipe se torna cada vez menos eficiente e produtiva.
2. Incentivar o feedback
A colaboração é uma via de mão dupla. Embora os membros da equipe precisem de instruções claras e diretas de seu chefe, o líder também precisa saber o que cada membro do time está fazendo e se um progresso significativo está sendo feito. Para alcançar essa capacidade, um processo de feedback deve ser estabelecido. “Supervisione o feedback para ter certeza de que é construtivo e sobre como tornar o produto melhor, não se exibindo ou ganhando uma discussão”, afirma Wilson.
Um grande erro cometido por muitos líderes é supor que nenhuma crítica é positiva. Alguns membros da equipe remota acabarão ficando em silêncio se ficarem sozinhos. “Eles nem sempre dizem se estão com algum problema”, observa Wilson. Para lidar com esse impasse, a sugestão é o agendamento de um a dois check-ins diários, com webcams, para fazer perguntas abertas aos profissionais mais quietos. “Coisas como: ‘Como está acontecendo X?’ ‘Como posso ajudar?’ e ‘Existe alguma coisa que você precisa que eu faça para tornar seu trabalho mais fácil?’” completa o executivo.
3. Encontre as pessoas certas
Entenda que um certo número de pessoas, independentemente de talento e experiência, simplesmente não está preparado para trabalhar remotamente. Não é um papel em que se sintam confortáveis, preferindo as interações pessoais, os eventos e o ambiente movimentado que um funcionário alocado geralmente experimenta. “Sabemos que algumas pessoas possuem níveis mais altos de habilidades de colaboração do que outras”, diz Woolley.
Alguns profissionais também têm dificuldade em se adaptar a horários dinâmicos. Essas pessoas, acostumadas a uma rotina de trabalho tradicional, geralmente têm dificuldade em lidar com as diferenças de fuso horário. Essa é uma questão que afeta muitas equipes remotas, particularmente aquelas com membros em diversos locais do mundo, observa Woolley. Para lidar com essa dificuldade, a especialista recomenda criar um plano para compartilhar o trabalho e efetuar reuniões de forma assíncrona.
4. Marque encontros pessoalmente
Apesar das tecnologias colaborativas permitirem que equipes remotas trabalhem de maneira eficaz, sua capacidade de estreitar as relações e a colaboração entre os participantes permanece limitada.
Christopher McFarlane, um Scrum master de uma grande cadeia de varejo canadense, acredita que visitas periódicas são necessárias para permitir a união social. “Uma interação pessoalmente permite que os colegas de equipe aprendam mais sobre o outro, como cultura, formação, interesses e motivações”, explica. “É um investimento de curto prazo que leva a economias a longo prazo, alimentando a confiança entre os membros da equipe.”
Adam Vazquez, vice-presidente de TI em análise corporativa e gerenciamento de dados na Hewlett Packard Enterprise, concorda. “Você precisa estabelecer uma forte cadência presencial – trimestral, mensal ou bianual – o que fizer sentido para sua cultura e metas de projeto.” Seja pro ativo. Não espere que os problemas apareçam antes de organizar um encontro. Garanta que suas equipes celebrem juntos momentos significativos, sugere Vázquez. “São as coisas simples, como se juntar para festas de aniversário, que permite que todos se sintam conectados”, observa o especialista.
5. Restrinja o tamanho da equipe
O tamanho de uma equipe pode ter um papel significativo para o seu bom funcionamento. “Equipes menores, com até 10 pessoas, podem ser bem mais ágeis do que as duas vezes maiores”, observa Peggy Smith, CEO da Worldwide ERC. “É mais desafiador para as grandes equipes remotas contribuir efetivamente em reuniões em tempo real e tornar as conversas assíncronas mais complexas também.” A divisão de equipes em pequenos grupos, cada um focado em uma área específica do projeto, geralmente leva a uma maior produtividade.
6. Valorize todos os membros da equipe igualmente
Para garantir o sucesso da equipe a longo prazo, cada membro precisa se sentir valorizado. Alguns líderes, por exemplo, cometem o erro de ter a localização da maioria da equipe estabelecendo regras para a rotina de trabalho.
“Isso tem o potencial de transmitir a mensagem para os membros da equipe em outros locais que suas contribuições não são tão valorizadas”, diz McFarlane. Para garantir harmonia e coesão, toda a equipe deve coletivamente criar regras mutuamente benéficas. “Fazer com que todos compartilhem o fardo cria um senso de empatia com o que os outros membros da equipe têm que suportar”, acrescenta.
Outro problema em potencial acontece quando alguns membros da equipe estão no mesmo local que o líder do grupo. “Aqueles que estão próximos ao líder naturalmente têm mais acesso a ele”, afirma Smith. “Mesmo que o líder lide bem com essa diferença de proximidade, pode haver uma percepção entre aqueles em outros locais de que eles não recebem a mesma atenção ou feedback”, explica.
7. Utilize diferentes plataformas de comunicação
A comunicação é a chave para o sucesso de uma equipe, por isso a sua importância não pode ser subestimada. “Não há excesso de comunicação quando se trata de equipes dispersas e remotas”, declara Vazquez. “Descobri que usar a tecnologia com recursos de vídeo e quadro em branco durante as reuniões da equipe ajuda muito a criar essa sensação pessoal quando você está se relacionando de forma virtual.”
A mágica que permite que equipes remotas funcionem em níveis iguais ou superiores às alocadas são tecnologias de comunicação robustas, como o Zoom (videoconferência), o Slack (colaboração / troca de mensagens), o Trello (organização do projeto) e o WebEx (videoconferência/whiteboarding). Enquanto isso, os modos básicos de comunicação, como textos e e-mails, podem ser eficazes para manter os membros da equipe atualizados e resolver problemas simples.
Para Dayen, é fundamental mesclar as diferentes plataformas. “O maior erro cometido pelos líderes é pensar que a comunicação por e-mail/mensagens é suficiente quando, na realidade, é preciso muito mais para ter um ambiente de sucesso.”
Fonte: CIO
Autor: John Edwards
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