11 Indústrias nas quais a realidade virtual tem potencial

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11 Indústrias nas quais a realidade virtual tem potencial

A realidade virtual tem um enorme potencial além do entretenimento. Com a RV é possível mudar a forma como se fabrica, compra, experimenta, comunica e até conduz negócio.

O que é realidade virtual? O objectivo é alterar a percepção humana através de sistemas virtuais. Basicamente, a informação sensorial parece tão realista para o cérebro que este é enganado para interpretar o virtual como realidade. A adopção por parte do consumidor ainda está numa fase embrionária, mas a tecnologia já foi aplicada com sucesso na indústria dos jogos. Agora, com o balanço, mais negócios estão a identificar maneiras de também utilizar a realidade virtual. Aqui estão alguns dos campos que já se beneficiaram com o uso de VR.

Indústria automóvel

A realidade virtual na indústria automóvel mudou processos de design, segurança e compra. Os elementos realistas da RV permitem aos designers e engenheiros verificar como é que o automóvel ficaria e funcionaria sem ter de construir de facto vários modelos.

Ao replicar o ambiente exterior virtualmente é igualmente possível fazer ensaios de segurança sem gastar tempo, dinheiro e energia em testes reais. Marcas como a Ford, a Volvo e a Hyundai estão a utilizar a RV no processo de construção, mas também nas vendas. Há gamas de veículos disponíveis para que os clientes possam experimentar vários aspectos do automóvel desde experimentar recursos a fazer testes de condução. A necessidade de “showrooms” poderá ficar obsoleta com a utilização da tecnologia da realidade virtual.

Saúde

Com ambientes virtuais realistas e modelos virtuais da anatomia humana, os profissionais da saúde podem obter informação sobre o que vão enfrentar antes de realmente trabalhar num corpo humano. É útil, não apenas para os estudantes, mas também para os profissionais experientes que pretendem realizar procedimentos novos ou de alto risco. As cirurgias podem ser visualizadas em 360º, em tempo real, em qualquer parte do mundo através de aplicações de realidade virtual como a Medical Realities. As cirurgias podem ser observadas em RV, mas a cirurgia robótica é também uma possibilidade com a tecnologia. A oportunidade do cuidado descentralizado do paciente é também incrivelmente útil. As aplicações de RV estão a ser projectadas para aprender sobre os pacientes e para os examinar do mesmo modo que um profissional de saúde faria. O tempo e as receitas poupadas com estes procedimentos podem ser significativos.

Turismo

A realidade virtual permite fazer visitas guiadas a partir de qualquer lugar no mundo. Combinado com os avanços da indústria turística, as pessoas podem agora “testar antes de comprar” destinos. Estas soluções vão ajudar especialmente lugares mais pequenos ou menos conhecidos, uma vez que os viajantes poderão observar o que cada destino tem para oferecer.

As empresas de “travel and hospitality” poderão ter uma montra de destinos e alojamentos. A tecnologia interactiva permite aos potenciais hóspedes de um hotel ou resort explorar o local antes de fazer a reserva. Algumas empresas têm ido tão longe como recriar o ambiente do alojamento usando estimulantes reais (vento, aromas, etc) sobre o cliente potencial durante a experiência virtual. A colaboração entre a Thomas Cook e o Samsung Gear VR é um exemplo que apresenta uma representação real dos empreendimentos da Thomas Cook em todo o mundo. O investimento já representou receitas de quase 12 mil libras (aproximadamente 13.450 euros) e 40% de retorno doo investimento em apenas três meses.

Arquitectura

Tal como na construção automóvel, a realidade virtual tem o potencial de mudar a forma como os arquitectos projectam edifícios. Os arquitectos podem experimentar todos os aspectos de um edifício incluindo iluminação, materiais ou disposição, enquanto os clientes exploram virtualmente as suas novas casas ou edifícios, compreendendo cada detalhe. Os empreiteiros e construtores também poderão compreender melhor o que se espera do processo de concepção. Editar o projecto antes e durante a construção pode significar uma poupança enorme e facilitar as falhas de comunicação.

Retalho

Com a realidade virtual as lojas podem mostrar tudo o que têm desde diferentes modelos de mobília a vários tons de uma camisola, sem ter o produto no local. Também permite aos clientes experimentar os produtos antes de comprar, contribuindo ainda para dar aos comerciantes uma visão diferente do comportamento do consumidor. As compras sociais são um método de realidade virtual que de verá surgir nos próximos anos e que permitirá ao consumidor comprar sem sair de casa. A experiência de compra será adaptada a cada um e poderá permitir experimentar roupa depois de fazer uma digitalização total do corpo. As informações e interacções adicionais dos consumidores poderão contribuir para uma maior satisfação e mais compras.

Indústria aero-espacial

A indústria aeroespacial está a tornar-se mais imersiva uma vez que tecnologia de RV permite a colaboração em todas as fases dos processos de construção e manutenção. As capacidades interactivas suportam a comunicação e melhoram a compreensão entre os colaboradores de diferentes departamentos. Designers, engenheiros e pessoa da manufactura são capazes de criar produtos mais rapidamente com a ajuda de testes de comportamento e visualização. Uma forte relação entre departamentos é possível devido às propriedades de visualização da RV que promove a compreensão em todas as fases de construção e projecto. Os pilotos, pessoal de terra e engenheiros também podem manter os produtos de um modo mais eficiente com as dificuldades de comunicação ultrapassadas.

Educação

A educação é um dos campos mais desenvolvidos da realidade virtual, permitindo a disponibilização virtual de ambientes de ensino mais imersivos. Um exemplo é a Google que está a disponibilizar o “Google Expeditions” para que estudantes e professores possam fazer “viagens virtuais imersivas”. A aplicação foi disponibilizada aos utilizadores em Julho de 2017.

Finanças

A realidade virtual também está no mundo das finanças. Por exemplo, o banco norte-americano Wells Fargo tornou-se num dos primeiros bancos a começar a testar RV quando abriu um laboratório digital para testar o auricular “Oculus Rift” da Facebook em 2014. O objectivo era permitir a entrada dos clientes em balcões virtuais. Várias aplicações bancárias com RV foram lançados entretanto para disponibilizar novas experiências bancárias digitais ao longo dos anos. Em Junho de 2017, BNP Paribas lançou uma aplicação de RV que foi implantada para permitir aos utilizadores da banca de retalho ter acesso à actividade das suas contas e transacções em ambiente de realidade virtual.

Indústria

O fabricante de automóveis Ford tem vindo a utilizar Realidade Virtual para projectar novos veículos, incluindo veículos autónomos nos seus laboratórios de imersão e inovação na América desde 2015. Em Setembro de 2017, a Ford começou uma fase de experiência para começar a testar a realidade mista para prototipagem rápida com auriculares Hololens da Microsoft. Outros fabricantes como BAE Systems e a General Motors também têm realizado testes de RV.

Marketing

O Marketing poderá ser uma das primeiras indústrias a explorar a realidade virtual através de campanhas e publicidade. Em 2014, a Volvo apresentou um teste de condução do modelo XC90 SUV com o “VolvoReality” entregue na forma de uma aplicação que tirava partido do dispositivo Cardboard VR da Google. Projectos mais recentes incluem o lançamento de seus equipamentos de realidade virtual da Samsung em determinadas lojas para promover os seus produtos.

Cinema e entretenimento

Os realizadores Ridley Scott and Steven Spielberg têm trabalhado em projectos usando tecnologia de realidade virtual que se espera irá revolucionar a forma como se assiste a filmes. Quem tem dispositivos de realidade virtual como os Gear VR da Samsung também já pode ver alguns filmes em realidade virtual.

Fonte: Computerworld

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