Realidade Aumentada: uma nova maneira de enxergar o mundo

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Realidade Aumentada: uma nova maneira de enxergar o mundo

Empresas que desejam investir nessa tecnologia não podem desperdiçar seus esforços no desenvolvimento desenfreado de aplicativos. Elas devem focar em entender a melhor forma de interagir com seus clientes através da tecnologia

Engajar e fidelizar clientes são dois desafios constantes no planejamento estratégico e de marketing das principais empresas de varejo. Contudo, junto a esses dois tópicos surge um questionamento importante: como fazer isso?

A facilidade de acesso às novas tecnologias tem feito com que a experiência de compra de um produto seja repensada, pois o marketing da década passada,com campanhas milionárias na TV e outdoors, não é mais suficiente. O ato de comprar um produto vem se tornando uma forma de interação social, diversão e envolvimento com a marca.

O processo de compra de grande parte da população está relacionado à coleta de dados do produto desejado antes da efetuação da compra, seja por meio de sites especializados, seja pelas redes sociais.

Termos como user experience, big data, internet das coisas (IoT) e realidade virtual são constantes em fóruns de discussão sobre novas tecnologias. No entanto, um conceito   ganha destaque como uma das principais apostas de grandes empresas para engajar o consumidor: a “Augmented Reality” (AR) ou, em português, Realidade Aumentada.

Mas o que é a Realidade Aumentada?
Tecnicamente, a Realidade Aumentada é o conteúdo gerado por computador que se sobrepõe ao mundo real, proporcionando uma nova visão do ambiente físico, cujos elementos são “aumentados” através de estímulos sensoriais.

O principal pilar da Realidade Aumentada é a combinação do mundo físico com o virtual por meio da utilização da tecnologia contida em dispositivos de hardware que possuam câmeras, acelerômetros, GPS e/ou sensores. Com a tecnologia, é possível, por exemplo, visualizar a planta de um apartamento em três dimensões com o simples ato de apontar a câmera de um celular para o desenho de sua estrutura.

Vale ressaltar que, ainda que caminhem juntos, há uma grande diferença quando se fala em Realidade Aumentada e Realidade Virtual. A segunda é composta pela imersão completa em um mundo virtual, como a utilização dos óculos de Realidade Virtual que transportam o usuário para um mundo totalmente artificial, diferente da Realidade Aumentada.

 

Realidade Aumentada na Prática
Na busca pela melhor maneira de atingir seu público-alvo, diversas iniciativas estão sendo experimentadas junto ao mercado consumidor. A seguir, são exemplificadas 3 possíveis aplicações de customização:

1 – Customização do espaço físico
Consiste na utilização de aplicativos que permitem transformar o espaço físico, visualizando um produto de um catálogo de móveis em tamanho real na sala de sua casa, por exemplo, apenas apontando seu smartphone para o local desejado.

2 – Customização do usuário
Outra utilização possível é a transformação do próprio usuário, permitindo-o “experimentar“, por exemplo, uma maquiagem através de um espelho digital que sobrepõe o produto sobre o seu rosto, ou apontar um smartphone para os pés e escolher um novo modelo de tênis.

3 – Customização da informação
Por último, soluções que consigam reduzir a quantidade de informações impressas ou de produtos em exposição. Apontando o celular, o consumidor é capaz de visualizar outras cores do mesmo modelo ou mesmo informações complementares, como avaliações de outros clientes.

Desafios
Segundo Gartner, o tema está entre as 10 tendências de tecnologias estratégicas para o ano de 2017. Além disso, de acordo com a International Data Corporation (IDC), a expectativa é de que as receitas mundiais para este mercado de realidade aumentada e realidade virtual (AR/VR) cresçam de US$ 5,2 bilhões em 2016 para um montante de aproximadamente US$ 162 bilhões em 2020.

No entanto, apesar dos avanços destacados nos últimos anos, a tecnologia de AR ainda está em fase de experimentação e aprovação dos usuários. As empresas que desejam investir nessa tecnologia não podem desperdiçar seus esforços no desenvolvimento desenfreado de aplicativos. Elas devem focar em entender a melhor forma de interagir com seus clientes através da tecnologia.

O modo como serão apresentadas ao usuário as possibilidades tecnológicas da realidade aumentada definirá sua aceitação no mercado. Consequentemente, quanto maior a aceitação, maior será o investimento despendido para a tecnologia, gerando um ciclo virtuoso de desenvolvimento tecnológico.

É indiscutível o potencial de crescimento da Realidade Aumentada e em poucos momentos da história a sociedade esteve tão receptiva ao avanço tecnológico que ela pode proporcionar. O mercado ainda não possui uma empresa líder nessa tecnologia e a corrida para alcançar o pódio ainda está em progresso. As organizações que entenderem como tornar perceptível aos seus clientes o valor e as infinitas possibilidades dessa “Nova Era” de uso da informação estarão na vanguarda do mercado nessa nova fase.

Fonte: CIO

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